quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vício no computador, isto está certo?













Um dos grandes problemas que vem ocorrendo no dia-a-dia é o fato de muitas pessoas estarem viciadas no computador, o fato de não saber a hora de parar, poderá te prejudicar e muito, não saber lidar com suas vontades é um grande problema que muitas pessoas vem enfrentando, principalmente para os pais que tem dificuldade em tirar seus filhos do computador, pessoas que ficam mais do que cinco horas direto na frente do computador, a maioria dos vícios estão entre msn, orkut, twitter e vários dos jogos ollines que tem por ai, principalmente os de RPG, pois aliás não existe vício que não seja ruim, saia um pouco do mundo virtual, faça outras coisas que sejam interessantes, viva mais a realidade. Agora vai ai algumas dicas de como enfrentar este vício sem ter que sofrer muito e evitando discussões.

Dicas para os pais

Será citado somente no masculino, mas vale para ambos sexo

1- Estar ciente a hora em que seu filho entra e sai da frente do computador.

2- Não tentar tirar seu filho a base de ameaças ou castigos.

3- Converse com seu filho e faça ele entender que o vício não vale a pena.

4- Combine com ele o tempo que poderá mexer, comece com um tempo mais longo e depois vai diminuindo lentamente.

5- Peça-o para estar fazendo pequenas pausas enquanto mexe no computador, para poder beber um pouca de água, lanchar um pouco, ou até mesmo para descansar uns minutinhos, (de 2 a 10 minutos dependendo do grau de seu vício)

6- Se ele começar a aumentar o tempo em que mexe no computador, faço-o diminuir o tempo em que fica no computador lentamente.

Dicas para quem tem vício no computador

1- Saiba lidar com suas vontades, fique um período longo sem mexer no computador(mínimo de 1 hora)

2- Esteja ciente de quando você entrou quantas horas era, e quando você saiu já era quantas horas?

3- Esteja sempre olhando para o relógio do computador, e caso você esteja jogando um game em tela cheia, tenha sempre um relógio próximo de você.

4- Não é necessário alguém ficar mandando você sair toda hora, pois isso irá se tornar chato, e você provavelmente terá um relacionamento ruim com esta pessoa, seja esperto, marque seu tempo para mexer no computador, se necessário coloque um despertador.

5- Nunca engane seus pais, seja sincero e verdadeiro, não minta sobre os sites que você visita e nem o tempo em que você fica mexendo.

6- Procure diminuir o tempo em que você mexe no computador, por exemplo se você tem o hábito de mexer mais de 6 horas por dia, passe para 6 horas, depois para 5horas e 30 minutos e vai diminuindo lentamente.

7- Enquanto você mexe no computador, procure sair as vezes para tomar um pouca d'água, comer alguma coisa ou até mesmo para descansar um pouquinho, (de 2 a 10 minutos, dependendo do necessário)

8- Se você voltar a ficar viciado no computador, pense duas vezes e veja que isso não valerá a pena. 

O vício é um grande obstáculo na vida de muita gente, cabe a nós não tropeçarmos neles, o vício atrapalha nos estudos, ficará sendo a única forma de diversão desta pessoa, ela ficará pensando a todo instante no computador, além de ser prejudicial a saúde. Existe várias coisas interessantes para se fazer, leia um livro, saia com seus amigos, leia revistas em quadrinhos, jogue jogos de tabuleiro, vá ao clube, as possibilidades de entretenimentos são várias, para quê escolher apenas uma para sua vida? 

O vício não compensa, seja o de computador ou vício de qualquer outra coisa, são todos iguais, são todos ruins, nenhum vale a pena, devemos fugir de todos.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário